Curso
Adaptação Aquática para bebés
O curso atribui 1 ECTS e 1 crédito atribuído pelo CCPFC. O curso também se encontra acreditado pelo IPDJ.
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O Curso
Conhecer os aspetos fundamentais do processo de desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças dos 0 aos 3 anos. Conhecer os objetivos dos programas de atividades aquáticas para bebés, realçando os possíveis benefícios e contraindicações desta prática e o papel dos diferentes agentes intervenientes. Conhecer diferentes metodologias de trabalho a nível das atividades aquáticas para bebés, tendo autonomia e competência para intervir profissionalmente nesta área.
Docentes
O corpo docente deste Curso combina professores universitários com profissionais da área
Plano de Estudos
Este curso tem um caráter teórico-prático e visa colmatar a necessidade crescente do mercado no âmbito das atividades aquáticas, mais especificamente no recrutamento de profissionais qualificados para intervenção em programas de atividades aquáticas para bebés. Nesta ação serão abordados conteúdos referentes ao desenvolvimento da criança, à sua forma de interação com a água em diferentes faixas etárias, apresentando diversas metodologias de trabalho na educação aquática e dotando os alunos de ferramentas de avaliação para aferição do comportamento e evolução da criança a nível do desempenho motor aquático.
O Programa
Adaptação aquática dos bebés
2.1. – Efeitos na saúde
2.2. – As contraindicações
2.2.1. Contraindicações temporais
2.2.2. Contraindicações Permanentes
2.3. – O papel dos pais, pediatras e professores
2.4. – A segurança na piscina (APSI)
Desenvolvimento da criança
1.1. – O desenvolvimento motor da criança. Fases de desenvolvimento motor entre os 0-3 anos, com particular atenção aos estádios dos movimentos reflexos rudimentares.
1.2 – Desenvolvimento socio afetivo da criança. Atividade aquática e o desenvolvimento socio afetivo de acordo com estádio socio afetivo da criança
1.3. – Desenvolvimento cognitivo do bebé. Atividade aquática e o desenvolvimento cognitivo de acordo com estádio socio afetivo da criança
Material didático-pedagógico
4.1. – Definição de Objetivos
4.2. – Instrumentos de avaliação
4.3. – Técnicas de manipulação
4.4. – Controlo respiratório e orientação subaquática
4.5. – Métodos de trabalho
Metodologias de trabalho do 0 aos 3 anos
3.1. – Liderança individual e de grupo
3.2. – Organização da prática
3.2.1. Faixa etária
3.2.2. Duração das aulas
3.2.3. Frequência das aulas
3.2.4. Limites de alunos
3.3. – Caracterização da estrutura física da piscina