Saltar para o conteúdo principal

O Programa

O Programa OSTEO destina-se a pessoas com massa óssea e/ou massa muscular diminuída (osteopenia/sarcopenia) ou com diagnóstico de osteoporose. Trata-se de um programa de exercício combinado que integra o treino aeróbio com ou sem impacto, o treino funcional e o treino de força das regiões do esqueleto mais suscetíveis à fratura osteoporótica. As aulas têm a duração de 60 minutos e são orientadas por profissionais qualificados. A intensidade ou complexidade dos exercícios é baseado na aptidão cardiorrespiratória, muscular e grau de resistência óssea de cada participante.

16 de setembro, 2021 a 15 de julho, 2022

Enquadramento

A osteoporose é uma doença óssea metabólica em que há redução da quantidade de mineral e deterioração da arquitetura do tecido ósseo, tendo como consequência a fragilidade e a suscetibilidade à fratura. As fraturas podem dar origem a deformações do esqueleto, incapacidades e dores, e consequente diminuição da qualidade de vida. Ao nível mecânico, as principais causas da osteoporose são a insuficiente sobrecarga do esqueleto, nomeadamente, o baixo peso corporal, a insuficiente massa e força muscular e o sedentarismo.

Objetivos

Embora as fraturas vertebrais sejam devidas a valores baixos da densidade óssea, as fraturas do punho e da anca devem-se sobretudo ao aumento do número e da severidade das quedas que ocorrem com o envelhecimento. Neste âmbito, os objetivos do programa visam sobretudo a prevenção da perda de mineral ósseo mas também a prevenção de quedas, através do aumento da massa e força muscular e da melhoria da aptidão física e motora.

Calendário

Início:

16 de setembro, 2021

Final:

15 de julho, 2022

2ª Feira

11h0 - 12h00

Ginásio Leal de Oliveira

Edifício Costa

5ª Feira

11h00 - 12h00

Sala de Exercício

Edifício Ciências
do Desporto

Interrupções:

(não há programa nos dias assinalados): de 23/12/2021 a 03/01/2022; a 18/04/2022

Avaliação

Aptidão física e motora, composição corporal e densitometrias ósseas.

Anuidade

O pagamento da anuidade (180 euros) é efetuado na tesouraria da FMH na 4ª semana de Setembro (90 euros relativos à frequência do programa de Setembro a Janeiro) e na 1ª semana de Fevereiro (90 euros relativos à frequência do programa de Fevereiro a Julho).

Responsabilidade

O Programa OSTEO é da responsabilidade do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, tendo como coordenadora a Professora Fátima Baptista e como colaboradora técnica a Drª Catarina Cargaleiro.

Coordernação

Fátima Baptista

fbaptista@fmh.ulisboa.pt

Colaboradores Técnicos

Dr. Christophe Domingos
Dr. Vasco Cardoso

Mais Informações