O Curso de Desporto e Média tem por objectivo contribuir para aprofundar a relação existente entre estas duas áreas de actividade social e profissional, promovendo o intercâmbio e a formação dos profissionais de Desporto e Média, deste modo, apoiando a formação dos treinadores relativamente às suas competências para lidar com os Média e oferecendo a possibilidade de profissionais dos Média aprofundarem a reflexão sobre esta temática.
A quem se destina?
Estudantes de Ciências do Desporto e áreas afins, professores de Educação Física e treinadores de qualquer modalidade e nível profissional e os profissionais dos Média.
Aulas
Teórico-práticas e práticas
Avaliação
-
Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação que equivale a 17 horas
-
Participação ativa nas tarefas propostas.
Horário
Janeiro
5 - 6
12 - 13
19 - 20
26-27
95€
Total de Horas25
Competências a adquirir
- Introduzir a problemática dos média nos perfis profissionais dos treinadores e futuros treinadores.
- Apoiar a formação dos profissionais dos média relativamente às ciências do Desporto.
- Compreender os mecanismos de funcionamento dos média.
- Diferenciar a agenda mediática da agenda pública.
- Perceber a construção das notícias como um processo interativo onde diversos agentes estão em negociação constante.
- Analisar estratégias de imposição na agenda mediática por protagonistas do desporto.
- Potenciar favoravelmente a ação dos média pelos agentes do desporto.
Planos de Estudos
- Ciências do Desporto Objetivos e finalidades do Desporto.
- O Perfil de competências profissional do treinador A relação com os média como componente profissional essencial.
- A natureza do discurso dos média Tornar público o desconhecido
- A teoria do Agenda-setting Os temas e os protagonistas que fazem ou não parte da agenda
- Framing como teoria dos efeitos na audiência Como os quadros de análise fornecidos pelos media mudam a perceção dos consumidores de informação
- O black-out das organizações desportivas E o corte da comunicação como forma de abrir espaço à especulação.
- Ser notícia A abordagem direta do jornalista ao protagonista-desportista; preparação de entrevistas
- Projetos e modelos de comunicação entre Federações e Media
- As redes sociais como meios diretos de comunicar com um público-alvo
Docentes
António Rosado
Professor Catedrático da FMH
Cipriano Lucas
Director de comunicação da Federação Portuguesa de Natação; Ex-Jornalista do Diário de Notícias.
Luis Sobral
Diretor-Coordenador de Pessoas e Media da Federação Portuguesa de Futebol.
António Varela
Mestre em Ciências da Comunicação, membro do Departamento de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal; Ex-Jornalista do Record