O Curso de Desporto e Média tem por objectivo contribuir para aprofundar a relação existente entre estas duas áreas de actividade social e profissional, promovendo o intercâmbio e a formação dos profissionais de Desporto e Média, deste modo, apoiando a formação dos treinadores relativamente às suas competências para lidar com os Média e oferecendo a possibilidade de profissionais dos Média aprofundarem a reflexão sobre esta temática.

A quem se destina?

Estudantes de Ciências do Desporto e áreas afins, professores de Educação Física e treinadores de qualquer modalidade e nível profissional e os profissionais dos Média.

Aulas

Teórico-práticas e práticas

Avaliação

  • Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação que equivale a 17 horas

  • Participação ativa nas tarefas propostas.

Horário

Janeiro

sexta18h-21h Sábado09h30-13h e 14h-17h Sábado 2609h30-13h

5 - 6

12 - 13

19 - 20

26-27

Inscrição

95

Total de Horas

25

Competências a adquirir

  • Introduzir a problemática dos média nos perfis profissionais dos treinadores e futuros treinadores.
  • Apoiar a formação dos profissionais dos média relativamente às ciências do Desporto.
  • Compreender os mecanismos de funcionamento dos média.
  • Diferenciar a agenda mediática da agenda pública.
  • Perceber a construção das notícias como um processo interativo onde diversos agentes estão em negociação constante.
  • Analisar estratégias de imposição na agenda mediática por protagonistas do desporto.
  • Potenciar favoravelmente a ação dos média pelos agentes do desporto.

Planos de Estudos

  • Ciências do Desporto Objetivos e finalidades do Desporto.
  • O Perfil de competências profissional do treinador A relação com os média como componente profissional essencial.
  • A natureza do discurso dos média Tornar público o desconhecido
  • A teoria do Agenda-setting Os temas e os protagonistas que fazem ou não parte da agenda
  • Framing como teoria dos efeitos na audiência Como os quadros de análise fornecidos pelos media mudam a perceção dos consumidores de informação
  • O black-out das organizações desportivas E o corte da comunicação como forma de abrir espaço à especulação.
  • Ser notícia A abordagem direta do jornalista ao protagonista-desportista; preparação de entrevistas
  • Projetos e modelos de comunicação entre Federações e Media
  • As redes sociais como meios diretos de comunicar com um público-alvo

Docentes

António Rosado

Professor Catedrático da FMH

Cipriano Lucas

Director de comunicação da Federação Portuguesa de Natação; Ex-Jornalista do Diário de Notícias.

Luis Sobral

Diretor-Coordenador de Pessoas e Media da Federação Portuguesa de Futebol.

António Varela

Mestre em Ciências da Comunicação, membro do Departamento de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal; Ex-Jornalista do Record