A presente Ação de Formação visa transmitir aos treinadores conhecimentos teóricos e proporcionar a experiência prática no domínio dos meios e métodos de análise da performance individual e coletiva no Andebol, desde os escalões de formação até ao alto rendimento.

A quem se destina?

Treinadores de Andebol de Grau II e III e outros especialistas da modalidade com interesse na área de análise do jogo.

Objectivos

Apresentar e caracterizar as principais estatísticas do jogo e a sua utilização para a avaliação do rendimento individual e coletivo.

Proporcionar conhecimentos sobre métodos quantitativos e qualitativos de análise da performance técnico-tática em Andebol.

Razões de escolha

O nível atual do Andebol torna a atividade do treinador cada vez mais exigente e complexa, reclamando um bom domínio da observação e análise do jogo para uma orientação eficaz das equipas em treino e competição.

Horário

16 Dezembro

Total de horas10

Que correspondem a 2UC para a carteira de treinador

Inscrição

50€ até 08 Dezembro de 2017

75€ após 08 Dezembro de 2017

Competências a adquirir

  • Conhecer quais os aspetos da performance e de que modo podem ser avaliados ​​em Andebol.
  • Saber desenvolver e utilizar sistemas de observação de acordo com os objetivos da análise e níveis de desempenho.
  • Conhecer as principais questões da investigação na área de análise do jogo de Andebol.
  • Ser capaz de usar a estatística de jogo para avaliar o desempenho individual e coletivo de acordo com o contexto competitivo.
  • Ser capaz de utilizar os software de análise do jogo e produzir o relatório de avaliação.
  • Ser capaz de fornecer informação relevante para o processo de treino e direção da equipa em jogo com base nos resultados da avaliação da performance.

Planos de Estudos

  • Importância e objetivos da avaliação da performance em Andebol desde os escalões de formação até ao alto rendimento.
  • Dados recolhidos durante o jogo e a sua relevância para o treinador. Avaliação quantitativa e qualitativa. Conceito de indicador da performance.
  • Estatísticas do jogo e perfis de desempenho das equipas em função dos diferentes contextos competitivos.
  • Contributos da investigação científica na área de análise.
  • Construção e validação de sistemas de observação Avaliação da performance ofensiva e defensiva dos jogadores de campo. Avaliação do desempenho do guarda-redes.
  • Interpretação dos resultados da análise do jogo. Análise pré e pós jogo. Análise da própria equipa e dos adversários, elaboração de relatórios.
  • Utilização de softwares específicos de análise do jogo Videobserver e SportCode para editar vídeos, codificar e registar as ações de jogo.
  • Apresentação dos exemplos práticos da utilização da análise da performance dos jogadores de alto rendimento.

Docentes

Anna Volossovitc

Professora auxiliar do Departamento de Desporto e Saúde da FMH e investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER). Doutorada em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto. Treinadora de Grau III. É coautora de quatro livros, vários capítulos e artigos científicos na área de treino e análise da performance nos jogos desportivos.

Fernando Gomes

Professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e Humanidades da FMH. Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Treino Desportivo. Treinador de Grau III. É coautor de artigos científicos na área de treino e análise da performance em Andebol.

André Rochal

Fundador e CPO de VideObserver. Licenciado em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo ISCTE.

César Andrade

Gerente Nacional de HUDL (Espanha e Portugal), Mestre em Treino de Alto Rendimento pela FMH.

Hugo Canela

Treinador principal da equipa sénior do Sporting Clube de Portugal, campeão nacional da 1ª Divisão da época 2016/17. Ex-jogador de andebol. Licenciado em Ciências do Desporto pela FMH. Master Coach.